quarta-feira, janeiro 11, 2006

RAFTING Rio Minho - Melgaço


Foi assim a primeira experiência da malta do ALTA nas lides do Rafting, lá para os lados de Espanha!! Quer dizer, de um lado do rio era Espanha do outro Portugal, mais concretamente embarcámos em Melgaço, cidade pacata mas muito acolhedora, ideal para quem pretendo fugir á rotina dos fins de semana passados dentro de Centros Comerciais! Lá, conhecemos os nossos guias e recebemos as primeiras instruções para que tudo corresse dentro da normalidade, ou seja em segurança, pois falamos já, de uma actividade que envolve algum risco, como foi o caso, o Rafting atinge o auge no Inverno nas grandes enchentes dos rios, onde os rápidos se tornam alucinantes, por vezes assustadores, mas enfim, essa é a essência do Rafting, adrenalina pura, com muita agitação dentro dos botes, que neste caso tinham a capacidade para nove elementos com dois guias incluídos. De referir que a impresa organizadora foi a "Capitão Dureza", que nos cobrou 45 euros pela descida, na minha opinião, caro, pois apesar da beleza do Rio, da paisagem em si, da convivência que ali se criou entre malta CBS amigos e enfermeiros (Grupo de colegas amigos e familiares do Marco AI AI, e esposa), nunca teve oportunidade de nos mostrar o verdadeiro espírito do Rafting, talvez também por culpa nossa, pois apesar de uma época de inverno, a chuva que até aí tinha caído não justificava a enchente necessária para nos elevar e levar ao rubro a emoção da descida que se pede nestas ocasiões. Isto pode ser a minha sincera opinião, uma vez que a expectativa era mais que muita, era uma experiência que eu desejava fazer desde miúdo, altura em que as célebres interrupções da RTP acabavam por se tornar excelentes momentos de televisão, ao exibirem desafiantes videos de Rafting ao mais alto nível e nos Rios mais loucos do Mundo como é exemplo o Colorado, nessa grande potência que são os Estados Unidos da América, mas de facto os rápidos no Rio Minho ficaram muito aquém das expectativas de muitos, nunca interferindo na boa disposição que reiterou no seio do grupo de princípio a fim, onde a presença feminina se fez sentir em elevado número, enfim, é o que se pede nestas coisas!!!

terça-feira, janeiro 10, 2006

Escalar práquecer!


Para os mais ousados, enfim... aqueles que gostam de desafiar as leis da gravidade porque não dar uma perninha de escalada? Coisas simples claro! Ora então quem estiver interessado em esfolar as mãos e divertir-se á brava sempre ao ritmo do espírito aventura conciliado de pura adrenalina e emoção é só avisar e poderemos então combinar fazer umas "Vias"(objectivo, a subida) do mais facil que houver, para a malta se ambientar! Para tal basta deslocarmo-nos a locais como Penacova, Buracas da Casmilo que é lindíssimo e fica perto de Condeixa e Poios (Redinha) este sim um local magnifico como muitos nem sonham haver em Portugal.

Material necessário: Corda dinâmica (+/- 40 metros), Arnês, uma longe e mosquetão (auto-seguro), Gri-Gri e mosquetão (fazer segurança), 5 a 6 expressos (progressão da via), Pés de gato (calçado indicado), um pouco de magnésio para as mãos e respectivo saco, roupa justa e fresca (Verão), capacete, uma bucha pa recuperar força e uma dose de vontade muito grande!

Ps: O material fica por minha conta, sendo apenas necessário arnês individual.
Foto: Como constatam, vias muito simples e belas - Poios (Redinha)